Este medicamento é indicado para o tratamento da pressão alta, podendo ser utilizado isoladamente ou em combinação com outros fármacos anti-hipertensivos. Além disso, é eficaz no tratamento de inchaços associados a condições como insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e terapia com corticosteroides ou estrógenos. O medicamento também é útil no controle de inchaços relacionados a disfunções renais, incluindo síndrome nefrótica, glomerulonefrite aguda e insuficiência renal crônica.
Como usar
A dose de hidroclorotiazida deve ser individualizada conforme a resposta do paciente. Para adultos com pressão alta, a dose inicial é de 50 a 100 mg/dia, podendo ser ajustada após uma semana. Quando usada com outros anti-hipertensivos, a dose deste último deve ser reduzida. Para inchaço, a dose inicial é de 50 a 100 mg, com manutenção de 25 a 200 mg/dia.
Para crianças:
- Até 2 anos: 12,5 a 25 mg/dia.
- De 2 a 12 anos: 25 a 100 mg/dia.
A administração deve ser somente por via oral, conforme a orientação médica. Siga sempre as recomendações do seu médico e não interrompa o tratamento sem consultá-lo.
Quando não devo usar o Hidroclorotiazida
A hidroclorotiazida é contraindicada para os pacientes com:
•Hipersensibilidade (alergia) à hidroclorotiazida ou a qualquer um dos excipientes;
•Com comprometimento grave da função renal (depuração da creatinina abaixo de 30 mL/min);
•Com distúrbio hepático (do fígado) grave;
•Icterícia em crianças;
•Com distúrbio grave do equilíbrio de eletrólitos (equilíbrio de líquidos no corpo);
•Anúria (ausência de formação de urina).
HIDROCLOROTIAZIDA 25MG É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO.